Imbuia
Nome científico: Ocotea porosa, Lauraceae.
Outros nomes populares: canela-imbuia, embuia, imbuia-amarela, imbuia-brazina, imbuia-clara, imbuia-parda, imbuia-rajada.
Ocorrência:
• Brasil: Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina.
Características gerais
Características: Cerne variando do pardo-claro-amarelado ao pardo-acastanhado, geralmente com veios escuros, cheiro perceptível, característico e agradável, gosto amargo e adstringente, densidade média, dura ao corte, grã direita a revessa, textura média, superfície irregularmente lustrosa.
Durabilidade / Tratamento
Durabilidade natural: É considerada resistente ao ataque de organismos xilófagos, sendo raramente atacada por cupins. Em ensaio de campo, de estacas em contato com o solo, apresentou vida média de nove anos.
Tratabilidade: O cerne e o alburno são moderadamente resistentes à impregnação por substâncias preservantes entretanto em ensaios de laboratório, quando submetida a tratamentos sob pressão, demonstrou ser impermeável às soluções preservantes.
Características de processamento
Trabalhabilidade: A madeira de imbuia é fácil de ser trabalhada, proporcionando bom acabamento. O torneamento é satisfatório. Cola e verniz secam rápido É fácil de pregar.
Secagem: A secagem ao ar é de média a difícil, muito lenta para peças mais espessas e que apresentam maiores riscos de ocorrência de colapso e rachaduras internas. A secagem artificial, em estufa, deve ser lenta e cuidadosa.
Usos
- Construção civil:
- Pesada:
- Vigas
- Caibros
- Esquadrias:
- Portas
- Batentes
- Venezianas
- Caixilhos
- Interna, Decorativa:
- Painéis
- Forros
- Lambris
- Pesada:
- Assoalhos:
- Tábuas
- Tacos
- Parquetes
- Mobiliário:
- Alta qualidade:
- Móveis finos
- Móveis decorativos
- Alta qualidade:
- Outros usos:
- Peças torneadas
- Coronhas de armas de fogo
- Instrumentos musicais ou parte deles
- Lâminas decorativas
- Decoração e adorno
* Fontes Ibama, IPT.